Gêneros textuais e suas contribuições no ensino de Português
SOUSA, Francisca Vieira de1
FREITAS, Joana D”arc de Andrade2
Introdução
Existe uma multiplicidade de gêneros textuais que nos deparamos no nosso cotidiano, e quando nos comunicamos com o outro usamos um ou outro gênero textual, por exemplo, uma conversa informal, um bilhete, um telefone, etc., e às vezes não percebemos. Sua classificação não é uma tarefa simples, ao contrário, os gêneros passam por constantes modificações, por isso não se pode estabelecer uma definição estática para estes, já que podem mudar com o decorrer do tempo.
O estudo da inserção dos gêneros no ensino Língua Portuguesa foi feito primeiramente por Bakhtin que abriu caminho para outros pesquisadores desse tema tão importante para nós, já que é um excelente meio de compreender a linguagem. Desta forma, objetiva-se ampliar as reflexões sobre o trabalho com gêneros textuais no ensino, e estimular uma nova proposta de ensino de Língua Portuguesa direcionada ao trabalho em sala de aula de acordo com as concepções teóricas dos gêneros textuais, a fim de proporcionar ao aluno o desenvolvimento do senso crítico e a capacidade de argumentar frente à linguagem, e etc. Importa-nos refletir também, sobre as práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa já que se vem notando dificuldades nos alunos de produzir e interpretar os mais variados gêneros textuais. Assim abordaremos alguns problemas enfrentados no ensino-aprendizagem com gêneros, por exemplo, a priorização da gramática na aula de Português, que não é a maneira mais eficiente de aprender o uso da linguagem, pois o estudo de língua requer uma dimensão muito mais ampla. O ensino de Português vem deixando muito a desejar.
A partir disso, este artigo em uma abordagem teórica da qual foi subsidiada por autores como: teórico Marcuschi (2008), Fiorin (2006), Bakhtin (2003) e o livro PCN (1998) discute e analisa as noções sobre gêneros como