teorias
DEFINIÇÃO: Teoria, do grego θεωρία , é o conhecimento descritivo que permite especulações, contudo puramente racional. O substantivo theoría significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular. Pode ser entendida, também como forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação.
Ao falarmos em ciência, a definição de teoria científica, pode ser bastante diferente da acepção de teoria em senso comum, o de simples especulação; o conceito moderno de teoria científica estabelece-se, entre outros, como uma tentativa de resposta ao problema da demarcação entre o que é efetivamente científico e o que não o é.
Uma teoria com pretensão científica deve, em primeiro lugar, satisfazer uma condição de testabilidade. Será considerada ‘testável’ a partir do momento em que se possam inferir de forma dedutiva um ou vários predicados que, em virtude de algumas condições chamadas iniciais, os fatos deverão ser comprovados.(Wilkpedia).
1-Teoria Humanística:
Resgata a dimensão humanística do cuidado, fenômeno que vem se processando na profissão. Este referencial permite lançar um olhar ao homem como ser que vivencia e experiência situações existenciais únicas de saúde e de doença e, em contraponto ao modelo biomédico que ainda é muito usado na área da saúde.
2- Teoria Cultural:
A Teoria do Cuidado Cultural de Leininger vem sendo empregada pela Enfermagem brasileira por permitir a compreensão de que os fenômenos de saúde e doença que permeiam o vivido de indivíduos e/ou grupos populacionais apresenta relação com os hábitos cotidianos, as crenças, os costumes e demais aspectos que configuram suas culturas, pois o cuidado é culturalmente definido. Destacar o fato de que este referencial usa uma proposta metodológica própria, o que favorece o desenvolvimento de pesquisas.
3- Teoria do Autocuidado de Orem:
A Teoria do Autocuidado de Orem esta teoria se deve a dois embasamentos principais: proporcionar ação educativa por parte da