A PRÁTICA DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relatos de experiência
Aline da Silva Ferreira
RESUMO: O presente trabalho busca mostrar as experiências na educação infantil vivenciadas no primeiro semestre do ano de 2012, num espaço Municipal de Educação Infantil, no município de Óbidos. Como objetivo principal podemos destacar os desafios que os educadores da educação infantil atravessam para realizar suas aulas, como: a forma de organização desse espaço das instituições infantis, bem como das relações que podem acontecer nesse espaço, utilização de poucos recursos na sala com os alunos. A grande questão é: para quem estão pensados e de que forma podemos, como educadores, nos envolver no processo de construção de uma pedagogia educacional infantil voltada para o desenvolvimento integral da criança. Para a implementação de uma proposta pedagógica infantil, voltada totalmente para as crianças, basta apenas focarmos nelas, pois elas mesmas nos indicam os caminhos de possibilidades, ao demonstrarem que, mesmo diante da dureza do espaço, suas suaves mãos traçam outros contornos, suas peraltices o povoam de magia e felicidade, convidam-nos a construir e a sonhar com elas o lugar da creche, como o seu lugar no mundo, como o “lugar de gente”.
Palavras-chave: Educação Infantil; Pedagogia educacional.
Atualmente a escola tem se tornado uma das mais importantes instituições sociais, uma vez que por meio dela, as crianças vão se apropriando de valores, permitindo-as à socialização, à humanização e a autonomia. No entanto, para que este espaço seja apropriado para tal, é preciso que várias questões sejam observadas com muito cuidado, como por exemplo, um bom currículo escolar.
Várias são as definições que permeiam o que tem sido denominado currículo escolar no cotidiano das escolas. Currículo tem significado, entre outros, a grade curricular com disciplinas, atividades e carga horária, programa das atividades, os planos de ensino dos professores e as experiências