A Prática do 5S
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
PROJETO A VEZ DO MESTRE
A PRÁTICA DO PROGRAMA 5S NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Por: Helena do Nascimento Sevilha
Orientador
Prof. Ms. Marco A. Larosa
Rio de Janeiro
2006
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
PROJETO A VEZ DO MESTRE
A PRÁTICA DO PROGRAMA 5S NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como condição prévia para a conclusão do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Docência do Ensino Superior, Administração a Qualidade. São os objetivos da monografia perante o curso e não os objetivos do aluno.
Por: Helena do Nascimento Sevilha
AGRADECIMENTOS
Aos meus pais, família, marido e amigos que tanto me apoiaram.
DEDICATÓRIA
Dedico este estudo aos meus pais que nunca deixaram de me incentivar e ao meu esposo que me deu total apoio neste trabalho.
RESUMO
Há quem diga que praticar o 5S é praticar “bons hábitos” ou “bom senso”, apesar da simplicidade dos conceitos e da facilidade de aplicação na prática, a sua implantação efetiva não constitui uma tarefa simples. Isto porque a essência dos conceitos é a promoção de mudança de atitudes e hábitos das pessoas. Hábitos e atitudes essas, construídos e incorporados pela convivência e experiência dessas pessoas ao longo de suas vidas.
De repente, ao tomarmos conhecimento destes conceitos tão óbvios, nos sentimos seduzidos a iniciar já a sua implantação. Mas certamente, as atitudes e hábitos decorrentes da prática do 5S vão se chocar com os nossos hábitos e atitudes incorporados na nossa maneira de ser e agir.
Este constitui um aspecto crítico da implantação. É a dificuldade de “romper” com os conceitos e pré-conceitos arraigados em nós. É preciso que seja criado clima adequado e condições de alavancagem desta mudança. É preciso dar