Grandezas e Aparelhos da Eletricidade
Neste experimento vamos procurar entender o significado das grandezas relacionadas à eletricidade, além de conhecer os aparelhos utilizados para o estudo dessa ciência. Para isso faremos cálculos das resistências máximas e mínimas do amperímetro, permitindo, assim, o melhor entendimento da resistência interna e do fundo de escala desse aparelho. A partir desses conceitos já bem estabelecidos, e os dados já coletados, poderemos alterar o fundo de escala de um amperímetro ou de um voltímetro e até construir um voltímetro a partir de um amperímetro.
MATERIAL UTILIZADO
Amperímetro
Fonte de Tensão de 2,93 Volts
Duas décadas de Resistores
Placa com função “T”
Fios
Chave Liga-Desliga
MEDIDA 1: CORRENTE MENOR QUE O FUNDO DE ESCALA DO AMPERÍMETRO
Primeiramente coletamos o Fundo de Escala do Amperímeto (10mA), o Desvio Avaliado do Amperímetro (0,1mA) e a Tensão da Fonte (2,93V).
Com esses dados em mãos podemos encontrar a resistência mínima, que limita a corrente ao valor máximo que o amperímetro pode ler.
Rmin= V / Imax 2,93 / 10x10-3 = 293Ω
Da mesma maneira, calculamos a resistência máxima que limita a corrente ao valor mínimo que pode ser lido pelo amperímetro.
Rmax= V / Imin 2,93 / 1x10-3 = 2930Ω
Ajustamos a década de resistores para a resistência mínima (R=293Ω) e observamos que o amperímetro registrou uma corrente I de aproximadamente 9,7mA. Teoricamente este valor não era esperado, porém, na prática, era como esperávamos, já que os cálculos não incluíam a resistência interna do amperímetro ou a resistência dos fios. Experimentalmente encontramos Rmin=265Ω.
Na seqüência, fizemos quinze medidas da corrente para intervalos Φ entre a resistência mínima experimental e a resistência máxima calculada.
Φ= (2930-265)/15 = 177,666.... intervalos de 180 Ω
Legenda da Tabela 1:
R(Ω) – resistência
Im (mA) – corrente calculada
Ic (mA) – corrente medida
∆I = Ic-Im – diferença entre corrente