Filosofia 5s
IESB-PREVE – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE BAURU
Curso de Graduação em Administração
Disciplina: Organização Sistemas e Métodos – Turma Noturno
FILOSOFIA 5S
Bauru
2014
FILOSOFIA 5S
Trabalho apresentado com objetivo de aprovação na Disciplina de Organização Sistemas e Métodos na Instituição União Nacional das Instituições Educacionais São Paulo do Instituto de Ensino Superior de Bauru (IESB-Bauru).
Bauru
2014
SUMÁRIO
1. FILOSOFIA 5S 3
2. ORIGEM DO MODELO DE QUALIDADE 5S 4
3. OBJETIVOS 5
3.1 SENSO DE UTILIZAÇÃO 5
3.2 SENSO DE ORGANIZAÇÃO 6
3.3 SENSO DE LIMPEZA 7
3.4 SENSO DE SAÚDE 7
3.5 SENSO DE DISCIPLINA 8
4 IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE QUALIDADE 5S 8
5 MOTIVOS DE INSUCESSO 9
5.1 OITO MOTIVOS DE INSUCESSO DA FILOSOFIA 5S 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. FILOSOFIA 5S
As empresas vêm se deparando rapidamente com a equalização do nível tecnológico, resultado do desenvolvimento acelerado dos meios produtivos e do acesso facilitado a eles. Como forma de agregar valor aos produtos e apresentar um diferencial, as corporações tem voltado a atenção para a evolução nas relações humanas, buscando desenvolver a cultura empresarial adequada ao seu crescimento. O modelo de qualidade 5S pode ser o ponto de partida para esse processo.
Há quem diga que praticar o modelo de qualidade 5S é praticar “bons hábitos” ou “bom senso”. Apesar da simplicidade dos conceitos e da facilidade de aplicação na prática, a sua implantação efetiva não constitui uma tarefa simples. Isto porque a essência dos conceitos é a promoção de mudança de atitudes e hábitos das pessoas. Hábitos e atitudes construídos e incorporados pela convivência e