Camada Enlance
A camada de enlace abriga muitos recursos que são fundamentais para a comunicação entre as interfaces que compartilham os mesmos canais de comunicação. Além disso, viu também que esta camada engloba as informações em um “envelope digital” denominado frame. Você viu que a camada possui uma subdivisão, mostrando dois níveis: a subcamada LLC, responsável pelo enquadramento, controle de fluxos e correção de erros; e a subcamada MAC, responsável pelo controle de acesso ao meio. Além disso, viu que os controles de acesso são importantes para permitir que todas as interfaces tenham chance de transmitir os dados e que existem controles centralizados e distribuídos. Você estudou também os diferentes controles distribuídos (estocásticos e determinísticos). Os determinísticos (como no Token Ring) são mais eficientes quando os volumes de tráfego são muito altos. Claramente, essa situação é semelhante às ruas congestionadas, que precisam garantir passagem através de um semáforo. Os sistemas de endereçamento utilizados na pilha TCP/IP são importantes durante todo o percurso da informação, pois resolvem os endereços em várias camadas: os nomes na camada de aplicação, as portas na camada de transporte, os endereços do IP na camada de redes e os endereços físicos (MAC) na camada de enlace. Você conheceu também o endereçamento da camada de enlace (MAC) e os principais formatos de quadros dessa camada. Você estudou ainda o ARP, o protocolo de resolução de endereços que tem a importante tarefa de descobrir o endereço físico do destinatário com base em seu endereço IP (que é um endereçológico) e, com isso:
entender o endereçamento MAC; entender os campos dos quadros Ethernet e discernir as funções de cada campo dentro do envelope digital; e entender o funcionamento do protocolo ARP.
Na unidade 1, a camada de rede é a responsável por encontrar o melhor caminho entre a origem e o destino da encomenda. Quando esta chega ao