Filosofia 5s
ESCOLA TÈCNICA ESTADUAL DE ARAÇATUBA
CURSO TÉCNICO EM ANÁLISE E PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL
Programa 5S (Cinco S)
Lucas Pereira Gandra
Prof: Elaine
ARAÇATUBA-SP
2011
Introdução
Para falar da origem do 5S, precisamos citar um pouco da história do Japão. Geralmente associamos a palavra qualidade e similares a símbolos japoneses, e isso se dá exatamente pelo fato de o Japão ter sido o pioneiro e o grande disseminador da qualidade para o mundo. A utilidade da ferramenta denominada "Programa 5S" surgiu por volta de 1950, logo após a 2ª Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida pelo Japão. Você conseguiria imaginar um país destruído, sem recursos e com sua população em pânico, reerguer-se utilizando como base o programa 5S? Pois bem, daí você pode parar e pensar na força que essa ferramenta tem se for bem utilizada.
Desenvolvimento
Devido ao sucesso alcançado pelo Japão com essa prática, outros países começaram a disseminá-la em diversas situações. No Brasil, tudo começou em 1991. O ramo empresarial foi um dos primeiros a adotar a prática do programa com a finalidade de otimizar custos com a redução de desperdícios e aumentar a produtividade.
Apesar de ser um Programa com conceitos validados na década de 50, seus critérios permanecem atualizados atualmente e desenvolvem-se de maneira gradual ao crescimento mundial.
O Programa 5S é um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes
Os 5 sensos
[pic]
1.º S = Consiste em separar as coisas necessárias das desnecessárias, dando um destino para aquelas que não são mais úteis para o nosso trabalho,