Tecnico superior
Trabalho osmótico é a quantidade de energia que se consome para transportar um mol de uma substancia da menor para a maior concentração.
Wo=RTlnC2/C1
Onde
R- lê-se como constante universal dos gases
T- temperatura absoluta
LnC2/C1 é o logaritimo natural da concentração em 2 sobre a concentração 1
As duas concentrações, a C1 e C2 indicam o ponto de partida e o ponto de chegada da substancia em equação. Esta equação se deduz fazendo a consideração de que o trabalho realizado para concentrar uma substancia qualquer em solução diluída, é similar ao trabalho realizado para concentrar um gás ideal em igual proporção.
Osmorregulação
Osmorregulação é a capacidade que alguns animais possuem em manter a pressão osmótica constante independentemente da do meio externo, dentro de uma determinada faixa de variação.
A maioria dos invertebrados marinhos possui fluidos corporais com a mesma pressão osmótica que a água do mar; são isosmóticos em relação ao meio em que vivem. Quando ocorre uma alteração na concentração do meio, um animal pode reagir de 2 maneiras. A primeira é alterar a concentração osmótica dos fluidos corpóreos para adaptar-se ao meio, permanecendo, dessa forma, isosmótico em relação ao corpo osmotico – tal animal é considerado um osmoconformador. A outra maneira, é manter ou regular sua concentração osmótica apesar das alterações na concentração externa, tal animal é denominado osmorregulador. Por ex, um caranguejo marinho que mantém uma alta concentração salina de seus fluidos corpóreos, após ser transferido para águas salobras diluídas, é um osmorregulador típico.
Os animais de água doce possuem fluidos corpóreos que são osmoticamente mais concentrados que o meio; esses animais são hiperosmóticos. Se um animal apresenta uma concentração osmótica inferior ao meio, como o peixe teleósteo marinho, é considerado hiposmótico. Em água do mar normal, à concentração máxima, são hipotônicos (isto é, seus fluidos corpóreos são