Fundamentos do 5s
1 – Origem 5s é uma prática desenvolvida no Japão, onde os quais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada, ficou conhecida também como Housekeeping. A denominação 5S é divida às cinco atividades seqüênciais e cíclicas iniciadas pela letra “S”, quando nomeadas em japonês. São elas: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU E SHITSUKE. Algumas empresas no Japão utilizam o 5S como uma ferramenta indispensável para a implementação e a consolidação da GQT. Os efeitos do S são tão abrangentes que o tornam uma prática fundamental para observação e consolidação do processo educacional de quaisquer atividades. Apesar do 5S ser reconhecido mundialmente como originário do Japão, a sua essência está presente em qualquer população, nação, sociedade, família ou pessoa que pratique bons hábitos, que zele pela higiene, segurança, bem-estar, sensatez e respeito ao próximo. No Brasil, várias empresas vêm desenvolvendo a prática do 5S (algumas usando outras denominações para o programa) com bons resultados. A responsabilidade pela gestão varia de acordo com cada empresa. Em algumas, a gestão está por conta da área de recursos humanos ou secretaria da qualidade. Em outras, a responsabilidade é da área de segurança industrial ou, até mesmo, da área de produção. Independente de quem seja o responsável que a prática do 5S ocorra em toda empresa e em todos os níveis trazendo o benefícios.
2 – Significado Significado de cada “S”. SEIRI – ORGANIZAÇÃO Organizar é separar as coisas necessárias das que são desnecessárias. Dando um destino para aquelas coisas que deixam de ser úteis para aquele ambiente. Outras traduções: Utilização, seleção.
SITON – ORDENAMENTO Ordenar é guardar as coisas necessárias, de acordo com sua facilidade de acessá-las, levando em conta a freq6uência de utilização, o tipo e o peso do objeto, como também uma seqüência de lógica já praticada, ou de fácil