5s
Senso de Descarte (SEIRI)
“Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário”.
Utilizar os critérios disponíveis de acordo com a necessidade e adequação, evitando excessos, desperdícios e má utilização.
Senso de Organização (SEITON)
“Identificar e organizar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente”.
Dispor os itens, materiais e documentos de forma sistemática para evitar perda de tempo facilitando que seja encontrado e/ou devolvido.
Senso de Limpeza e Conservação (SEISOH)
“Mais importante que limpar é aprender a não sujar”.
As áreas devem ser mantidas limpas, para evitar contaminações químicas, físicas ou biológicas.
Senso de Padronização (SEIKETSU)
“Manter as condições de trabalho, físicas e mentais, favoráveis a segurança e saúde”.
Criar padrões de organização/arrumação através do programa 5S que elimine as condições de falta de segurança.
Senso de Disciplina (SHITSUKE)
“Ter colaboradores comprometidos com o cumprimento rigoroso dos padrões éticos, morais, técnicos e com a melhoria contínua pessoal e organizacional”.
Implantação do programa 5s
Roteiro básico para a implantação do programa 5s:
a) Levantamento da situação atual: Realizar um diagnóstico da área em que se pretende iniciar o programa 5s. O diagnóstico é uma auditoria informal, tem o objetivo de levantar as reais condições do setor para auxiliar no planejamento das ações.
b) Planejamento das atividades: Deve ser realizado o planejamento de todas as ações e etapas para a implementação dos 5S. Neste planejamento, deve ser considerado o cronograma de ações com prazos e responsáveis, as atividades de comunicação, treinamentos, cronograma de acompanhamento e auditorias. Preferencialmente, reuniões devem acontecer para a divulgação dos status das ações.
c) Disseminação dos conceitos do 5S: Os colaboradores devem ser capacitados nos fundamentos do 5S e na sua prática. Esses fundamentos são adquiridos em treinamentos, literaturas específicas e,