fundamentos do 5s
SEITON – ORDENAMENTO: Ordenar é guardar as coisas necessárias, de acordo com a facilidade de acessá-las, levando em conta a freqüência de utilização, o tipo e o peso do objeto, como também uma seqüência lógica já praticada, ou de fácil assimilação. Outras traduções:
SEISO – LIMPEZA: Limpar é eliminar a sujeira, inspecionando para descobrir e atacar as fontes de problemas. A limpeza deve ser encarada como uma oportunidade de inspeção e de reconhecimento do ambiente.
SEIKETSU – ASSEIO: Manter o asseio é conservar a higiene, tendo o cuidado para que os estágios de organização, ordem e limpeza, já alcançados, não retrocedam. Isto. é executado através• da padronização de hábitos, normas e procedimentos.
SHITSUKE – DISCIPLINA: Ser disciplinado é cumprir rigorosamente as normas e tudo o que for estabelecido pelo grupo. A disciplina é um sinal de respeito ao próximo.
O 5S pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total.
O 5S está longe de ser uma panacéia (remédio para todos os males), sendo desaconselhável a sua implantação com a expectativa de solucionar problemas em ambientes de conflitos. E um processo simples, com resultados imediatos e duradouros para o homem (dentro e fora da empresa), para a empresa, para os clientes e para o meio ambiente. Enfim, o 5S é a base da Qualidade Total.
DECISÃO DE IMPLANTAÇÃO: Conforme foi ressaltado, é possível a prática do 5S sem obrigatoriamente envolver a direção da empresa. Entretanto, a participação da alta cúpula é muito importante na liderança das atividades, demonstrando o comprometimento oficial da empresa na condução do 5S.
DEFINIÇÃO DO GESTOR OU COMITÊ CENTRAL: A função básica do gestor do programa, ou de um comitê central, é fomentar