trabalho metodologia 5 s
INTRODUÇÃO 4
DEFINIÇÃO 5
PORQUE IMPLANTAR E MANTER O PROGRAMA 5S? 5
ORIGEM DO 5S 5
OS SIGNIFICADOS DE CADA “S” 6
BENEFICIOS DO 5S 9
VANTAGENS DE CADA UM DOS 5S 10
METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO DO 5S 11
DIFERENÇA ENTRE 5S E HOUSEKEEPING 12
OS CUSTOS DO 5S 13
TEMPO DE IMPLANTAÇÃO DO 5S 13
RESULTADOS TANGIVEIS DO 5S 14
CONCLUSÃO 15
REFERENCIAS 16
INTRODUÇÃO
A metodologia 5S é uma filosofia japonesa que foi implantada no Brasil para a promover um ambiente de trabalho mais agradável, para se tornar mais produtivo e atingir a excelência
A metodologia 5S tem sido desenvolvida de forma eficaz e participativa nas empresas através de fundamentos de fácil compreensão e capacidade de apresentar resultados expressivos. Isso responde a questão daqueles que se perguntam: “por que cada vez mais empresas investem na aplicação dos 5S?” A resposta é simples: porque é uma ferramenta baseada em ideias simples e que podem trazer grandes benefícios para as empresas.
DEFINIÇÃO
A definição de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU, e SHITSUKE, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. Vejamos separadamente os conceitos de cada um dos 5S:
Seiri: conceito que implica a distinção entre coisas essenciais e não essenciais, separando as duas categorias, para que as coisas menos importantes fiquem guardadas onde não perturbam a atividade normal.
Seiton: sentido de organização do material necessário para a produção de alguma coisa. Desta forma, os funcionários não perdem tempo procurando esses materiais
Seiso: está relacionado com a limpeza, e indica que as áreas onde é feito o trabalho deve estar asseado, para que a produtividade não seja afetada.
Seiketsu: conceito relacionado