Apresenta o Seminario OTE II
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT
CAMPUS XX – BRUMADO HISTÓRIA – UAB
COMPONENTE CURRICULAR:
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLA II
SEMINÁRIO SOBRE:
A INTERDISCIPLINARIDADE NA SUA INTERFACE COM O MUNDO DO
TRABALHO.
DOCENTE:
MARIA LUIZA FERREIRA DOS SANTOS
TD: ANDERSON LUIS SANTOS SILVA
TP: SIMONE Z. DA COSTA SILVA
EDILENE PEREIRA DA SILVA
MARIA DE LOURDES SILVA
MARIA JOSÉ AMORIM
MANOEL REIS DOS SANTOS
MILENA PINHEIRO CORREIA
MARINALVA NEIVA VSCONCELOS
A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que é interdisciplinar (aquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas). O termo foi assim apelidado pelo sociólogo Louis Wirtz e foi publicado pela primeira vez em 1937.
A interdisciplinaridade implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A importância da interdisciplinaridade surge com o próprio desenvolvimento científico-técnico, que deu origem ao nascimento de numerosos ramos científicos. Esta dinâmica fez com que a necessidade de integrar situações e aspectos para criar conhecimentos seja cada vez maior.
Graças à interdisciplinaridade, o objeto de estudo é abordado de forma integral, e a elaboração de novos enfoques metodológicos para a resolução de problemas é estimulada.
Por outras palavras, a interdisciplinaridade é uma abordagem metodológica que consiste na busca sistemática de integração das teorias, dos instrumentos e das fórmulas de ação científica de diferentes disciplinas, com base numa concepção multidimensional dos fenômenos.
Interdisciplinaridade compreende a busca constante de novos caminhos, outras realidades, novos desafios, a ousadia da busca e do construir. É ir além da mera observação, mesmo que as realidades do cotidiano teimem em nos