A Provisão de Recursos Humanos
Consideramos a organização um sistema aberto que recebe vários tipos de recursos ou entradas (materiais, financeiros, humanos, etc.) processam esses recursos do qual saem produtos ou saídas (produtos, serviços, informações). Portanto as organizações recebem influencias do meio externo e tem possibilidade de influenciá-lo.
O subsistema de provisão de recursos humanos tem por finalidade buscar no mercado e contratar novos funcionários. E três tópicos principais serão abordados: o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas. O sistema não opera livremente, mas dentro de determinados limites impostos pelo ambiente organizacional.
O ambiente organizacional
Toda organização opera dentro de um ambiente juntamente com outras organizações que concorrem entre si em relação às suas necessidades de entradas e de saídas. Desse ambiente a organização recebe as informações e os dados para tomadas de decisões (pesquisa de mercado,pesquisa de fornecedores,conjuntura econômica,pedidos de clientes etc.), os insumos necessários a ás operações (entrada de recursos matérias-primas,máquinas e etc.), Entrada de recursos financeiros (empréstimos e financiamentos etc.), Entrada de talentos humanos bem como restrições impostas pelo ambiente (legislação a respeito de suas operações,imposição de taxas e impostos, influências de órgãos governamentais, sindicatos,associações de classe etc.), Nesse ambiente, a organização coloca os resultados provenientes de suas operações (produtos,serviços,entretenimento,informação).
O ambiente constitui o cenário de todas as operações de uma organização.Mas de todos esses aspectos do ambiente, interessa-nos especificamente o fato de que os recursos humanos ingressam e saem do sistema gerando uma dinâmica particular que veremos a diante.
Assim,os segmentos do ambiente organizacional que nos interessam são o mercado de recursos humanos (candidatos) e o mercado de trabalho (outras organizações).
O