provisão de recursos humanos
O subsistema de provisão de RH é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. A organização recebe as informações e os dados para tomada de decisões entre elas a pesquisa de mercado, de fornecedores, conjuntura econômica, pedidos de clientes e etc. Também estão os insumos necessários ás suas operações, entrada de recursos financeiros, entrada de talentos humanos. Os segmentos do ambiente organizacional que nos interessam de perto são o mercado de recursos humanos (candidatos) e o mercado de trabalho (outras organizações).
▪ Mercado de Trabalho – é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações em um determinado lugar e em determinada época. Organizações e suas oportunidades de emprego, quanto maior o número de organizações em uma determinada região, tanto maior o mercado de trabalho e seu potencial de disponibilidades de vagas e oportunidades de emprego. As categorias do mercado de trabalho são, por exemplo, empresas metalúrgicas, de plásticos, bancos e financeiras, etc. Ou por tamanho (grandes, médias, pequenas, microempresas, etc.) , ou ainda por região ( São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, etc. )
Se comporta em termos de oferta e procura, ou seja, disponibilidade de empregos e de outro, demanda de empregos.
Oferta maior do que a procura - Excesso de ofertas de emprego por parte da organização e a falta de candidatos para preenchê-las.
Oferta equivalente à procura – Equilíbrio entre o volume de ofertas e o volume de candidatos para preenchê-las.
Oferta menor do que a procura – Situação em que há poucas disponibilidades de ofertas de empregos pelas organizações, e excesso de candidatos que se oferecem para preenchê-las.
Oferta de empregos > procura de empregos mercado de empregos em oferta
▪ Consequências para as organizações: ◦Elevados investimentos em recrutamento. ◦Critérios de seleção mais flexíveis e menos