Provisão de Recursos Humanos
O subsistema de provisão de RH constitui o primeiro dos subsistemas de RH. Constitui a porta de entrada das pessoas na organização, já que é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. Toda organização opera dentro de um ambiente juntamente com outras organizações que concorrem entre si em relação ás suas necessidades de entradas e saídas. Os segmentos do ambiente organizacional que nos interessam de perto são o mercado de recursos humanos (candidatos) e o mercado de trabalho (outras organizações) que veremos adiante.
O termo mercado permite uma grande variedade de significados, a saber:
1) O lugar onde antigamente se efetuavam trocas de mercadorias
2) O espaço econômico onde se realizam trocas de bens e de serviço.
3) A área geográfica ou territorial dentro da qual as forças de oferta e de procura convergem para estabelecer um preço comum.
O mercado de trabalho é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações em um determinado lugar e em determinada época. Assim, envolve uma dimensão de espaço e de tempo. É basicamente definido pelas organizações e suas oportunidades de emprego. Quanto maior o número de organizações em uma determinada região, tanto maior o mercado de trabalho e seu potencial de disponibilidades de vagas e oportunidades de emprego. O mercado de trabalho pode ser segmentado por setores de atividades ou por categorias (como empresas metalúrgicas, de plásticos, bancos e financeiras etc.) ou por tamanho (organizações grandes, médias, pequenas, microempresas etc.) ou ainda por regiões (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte etc.) cada um desses segmentos tem características próprias.
Como pontos de referência, tomamos a seguir as três possíveis situações do mercado de trabalho:
1) Oferta maior do que a procura
2) Oferta equivalente á procura
3) Oferta menor do que a