A provisão de recursos humanos
O subsistema de provisão de RH constitui a porta de entrada das pessoas nas organizações. Três tópicos principais serão abordados: O planejamento de RH, o Recrutamento e a Seleção de pessoas.
Ao interagir com o ambiente, o sistema torna-se envolvido pelas restrições e limitações que o ambiente lhe impõe.
Toda organização opera dentro de um ambiente. Desse ambiente, a organização recebe as informações e os dados para tomada de decisões. Os segmentos do ambiente organizacional que nos interessa de perto são: O mercado de Recursos Humanos (candidatos) e o mercado de trabalho.
O Mercado de Trabalho
O Mercado de Trabalho comporta-se em termos de oferta e procura. De um lado há disponibilidade e do outro demanda de empregos respectivamente.
Mercado de Recursos Humanos
O mercado de recursos humanos é constituído pelo conjunto de indivíduos aptos ao trabalho em determinado lugar e em determinada época. São candidatos reais quando estão procurando alguma oportunidade independentemente de estarem ou não trabalhando.
O mercado de mão-de-obra é o segmento de recursos humanos constituído de pessoas não qualificadas, isto é, sem experiência prévia e sem instrução básica.
Há um intercâmbio contínuo entre o mercado de RH e o mercado de trabalho. Ambos interagem reciprocamente.
Planejamento de Recursos Humanos
O planejamento de RH representa um processo de decisão necessária para atingir determinado período de tempo.
Modelos de planejamento de RH
Existem vários modelos de planejamento de RH. Alguns são genéricos e abrangem toda organização, enquanto outros são específicos para determinados setores.
Modelo baseado no fluxo do pessoal
É um modelo de planejamento de RH que procura caracterizar o fluxo das pessoas para dentro e para fora, através da organização.
As limitações do planejamento de RH
Nem sempre a organização conta com 100% de seu efetivo, as pessoas saem da organização ou faltam o trabalho fazendo