A Proposta Triangular De Ana Mae Barbosa
A proposta triangular de Ana Mae Barbosa para o ensino de artes propõe três momentos importantíssimos: contextualizar, apreciar, e fazer arte. Estes três aspectos devem ser trabalhados em qualquer ordem, conforme a proposta e objetivos traçados pelo educador para atividade. Todos os aspectos possuem sua divida importância, apreciação, pois ela deve gerar uma reprodução da obra original. O fazer sua técnica tem que ser ensinada corretamente pelo educador para que os estudantes tenham habilidade de reproduzir a obra. E A contextualização que apresenta a historia do artista e da obra, pois somente a partir da historia pode-se apreciar uma obra, a contextualização é a porta aberta para a interdisciplinaridade, para outros meios, outras mídias, publicidades, para você se apropriar do conhecimento.
Em nossa vida diária, estamos rodeados por imagens importas pela mídia, vendendo produtos, idéia, conceitos, comportamentos, slogans políticos etc. como resultado de nossa incapacidade de ler essas imagens, nós aprendemos por meio delas inconscientemente. A educação deveria prestar atenção ao discurso visual. Ensinar a gramática visual e sua sintaxe através da arte e tornar as crianças conscientes da produção humana de alta qualidade são uma forma de prepará-las para compreender e avaliar todo tipo de imagem, conscientizando-as de que estão aprendendo com estas imagens. (BARBOSA, 1998, P, 17).
Como Ana Mae citou, saber ler imagens na atualidade é fundamental, pois somos bombardeados por estímulos imagéticos o tempo todo, seja através da mídia, na política, na internet, etc.. E muitas das vezes recebemos essas imagens de forma inconsciente, pela a nossa incapacidade de ler essas imagens. A maioria da nossa sociedade desconhece ou menosprezam o poder da imagem, é preciso que haja uma conscientização do real valor de se saber ler essas imagens. De termos um olhar mais apurado, um olhar de apreciador, para entendermos o que as imagens