A PRODUÇÃO DE LEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR:UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS DE SILVA,LAJOLO E JOLIBERT
Eliza Anacleto1
RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar uma breve análise do processo de leitura elaborado no cotidiano escolar. A partir dos pressupostos teóricos de Silva, Lajolo e Jolibert, foi possível analisar as relações de poder que ocorrem no cotidiano escolar relacionado à metodologia no processo da leitura, sua influência nos projetos escolares, as diversas formas de despertar o prazer da leitura e a influência da vida cooperativa no desenvolvimento autônomo da criança. Conclui que a produção de leitores deve acontecer no ambiente escolar utilizando mecanismos como a pedagogia de projetos, o despertar do prazer da leitura as responsabilidades e descobertas extinguindo o controle social dos sujeitos em seu processo.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura, Projetos, Escola.
INTRODUÇÃO
Entendo que a leitura faz parte de um processo de construção que o aluno expressa suas opiniões a partir de uma análise elaborada por ele em seu ambiente.Porém o ensino é um processo de total responsabilidade do professor dentro da escola. Silva (2003) diz que o professor é um elemento chave na formação e no crescimento dos leitores ao longo da escolaridade feita na escola deve destacar-se, uma vez que é nesta que deve contribuir para o despertar do prazer pela leitura.
O presente artigo vem apresentar formas de como a leitura deve ser organizada na escola, demonstrando a sua relevância. Em seguida também como LAJOLO e JOLIBERT apresentam as relações da escola com projetos de leitura.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
A leitura é uma atividade que está inserida no nosso meio, vivemos num mundo letrado e a escola não tem cumprido seu papel dentro da sociedade que vive em constante desenvolvimento.
O processo pode acontecer tanto de uma forma negativa, como positiva. Contribuindo positivamente através do trabalho criativo que propicia autonomia no desenvolvimento do