VIDRARIAS
UTILIZAÇÃO DE VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS EM UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA.
Orientador (a): Najara da Silva Marinho
MANAUS/AM
UNIVERSIDADE NILTON LINS
BENILSON
JEFFERSON MORAIS
MAURO ROGERIO
UTILIZAÇÃO DE VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS EM UM LABORATORIO DE QUÍMICA.
Orientador (a): Najara da Silva Marinho
MANAUS/AM
Objetivo
Adquirir conhecimento básico sobre o manuseio de vidrarias e equipamentos de um laboratório de química, que é uma aprendizagem fundamental para que estudante tenha um bom desempenho na execução de futuras atividades práticas.
Introdução
Conheceram-se os materiais básicos do laboratório de química, permitindo a observação dos instrumentos que serão utilizados durante as aulas práticas de química. Antes de utilizar quaisquer materiais, devem-se organiza-los sobre a bancada e limpá-los ao inicio e ao término da utilização para evitarem-se possíveis acidentes.
Metodologia
Utilização de vidrarias e equipamentos em um laboratório de química.
Realizamos o processo de medidas de volume e transferência de uso técnico, sendo usadas as seguintes vidrarias:
Bécher
Pipeta Graduada
Proveta
Bastão
Utilizamos a pipeta, de modo limpo e seco no liquido. Mergulhamos a mesma, onde foram pipetados 9 ml de liquido e foi despejado no bécher.
Nosso segundo procedimento foi interpretar leituras de volumes, sendo utilizado o Pissete para o processo de transferência no bécher de capacidade de 250 ml. Despejamos o liquido utilizando o bastão de vidro para não respingar para fora, utilizamos a pipeta graduada para a transferência do bécher para a proveta, sendo despejado na proveta com os seguintes volumes:
22,0 ml
10,0 ml
Conclusão
As informações sobre vidrarias e equipamentos são de suma importância para fornecer ao estudante um