A leitura na sala de aula
Resumo
O assunto abordado nesse artigo tem como objetivo suprir a necessidade de um estudo mais profundo sobre o desenvolvimento da leitura na sala de aula. Inicia relatando sobre a importância da leitura na educação infantil seguindo com um breve histórico sobre a literatura dirigida a esse publico.
Destacamos também a importância de ouvir histórias e a leitura de no ensino fundamental inclusive na educação de jovens e adultos.
Palavras-chave: Leitura. Educação. Ensino. Motivação. Decodificação
Introdução
A leitura é extremamente relevante nos primeiros anos das séries iniciais, pois a pratica da leitura é fundamental para construção do conhecimento e amplia a percepção do mundo a nossa volta.
O interesse pela leitura depende da motivação e do estimulo por isso quando mais proporcionamos situações e atividades em que a escrita está presente, mais idéias vão surgindo para que se alcance uma leitura convencional, por isso a importância de oportunizar situações nas quais a leitura do adulto faça sentido para criança para que essa comece a ter hipótese de leitura como acontece na escrita.
Diante disso procuramos nesse artigo mostrar como deve ser o trabalho com a leitura na sala de aula e ressaltar os métodos que vem sendo implantada nas nossas escolas e como se pode melhorar essa prática.
Além disso a é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser apanhada desde cedo e educada em várias formas. Lê-se para perceber e conhecer, para sonhar, viajar no pensamento, por prazer ou curiosidade; Lê-se para interrogar e resolver problemas. O indivíduo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano na sua totalidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais contorna na língua escrita. Ter o domínio da habilidade de leitura proficiente garante o aprendizado de cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão