Leitura na sala de aula
Leitura:na sala de aula
A leitura é sempre um assunto delicado de se tratar, sendo dentro da sala de aula ou até mesmo fora dela. E ainda, muitos professores de outras áreas afirmam que, “leitura” ou “o ato de ler” é apenas tarefa da Disciplina de Língua Portuguesa, tarefa do professor dessa área.
Mas, trabalhar a leitura não é somente papel do professor de Português ou nas aulas de Língua Portuguesa, ler independe da idade, da disciplina, da ocasião, como afirma Silva (2005, p.31) “a atividade de leitura se faz presente em todos os níveis educacionais” e precisa ser trabalhada em todas as disciplinas, independente da área. Com isso, a leitura deve-se fazer presente em todas as áreas e momentos, pois conforme Silva (2005) a leitura é um instrumento de acesso à cultura e uma aquisição de experiências. Para Saveli (2007) a leitura precisa ser concebida como algo que se busca, as visões e o conhecimento que o autor trás, confrontando com o ponto de vista que o leitor possui.
Ler é um ato de conhecer, de buscar novas informações, de conhecer o novo e aprimorar o que se está acostumado, é ultrapassar barreiras e, conforme Saveli (2007) ler é escrever o que se está lendo, é escrever o que se está conhecendo. Com isso, Correa (2009), destaca que a leitura não pode ser privilégio de poucos e sim de muitos, pois ler não é somente para uma determinada classe social ou escolar, ler é tarefa da nação. Mas, para que essa “nação” leia, os educadores precisam trabalhar e muito para formar bons leitores ou até mesmo, leitores capazes de ter a leitura como algo primordial e essencial.
Entretanto, como deve ser o trabalho do professor a respeito da leitura em suas aulas? Eu, no papel de educadora na Disciplina de Língua Portuguesa, Literatura e Artes, na Educação de Jovens e Adultos, destacando a leitura, mais precisamente, a formação de leitores, busco trabalhar esse assunto de maneira dinâmica e interativa. Por que dinâmica e