A produção de alimentos orgânicos
CAVALHO, Thamiris Gonçalves Silva
COELHO, Aline Vieira
MOREIRA, Juliana de Fátima
NEVES, Vanessa de Oliveira
SANTIAGO, Camila Sousa1
Resumo:
Os produtos orgânicos são aqueles em que seu processo não se utiliza qualquer tipo de substância que prejudique a saúde humana, mantém a vida do solo intacta e não agride a natureza. Estão em rápida expansão por causa dos avanços da ciência que nos mostra os riscos que os outros alimentos nos trazem.
Essa agricultura usa estercos animais, rotação de culturas, compostagem, adubação verde e controle biológico de pragas e doenças, ações que fazem parte do método da agricultura orgânica. Por isso dá uma qualidade de vida melhor ao solo.
A cada dia que passa, tem aumentado a demanda do consumo dos produtos orgânicos por serem mais saudáveis, nutritivos, melhor design e o seu tempo de conservação mais estendido.
Os alimentos orgânicos vêm assumindo um papel importante, mas, a produção orgânica é ainda pequena.
Palavras-Chave: Produção dos alimentos orgânicos, Meio ambiente, Nitrato
1) Introdução:
Historicamente, o modo de produção orgânico se desenvolveu a partir de estudos de compostagem e adubação orgânica realizados por Albert Howard na Índia, a partir de 1925, mais tarde esses estudos foram aprimorados por Lady Eve Blafour, na Inglaterra (Penteado apud SCHIMAICHEL E RESENDE, 2006).
A agricultura orgânica busca o equilíbrio e o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, fauna, flora, e ser humano, onde todos possam interagir com respeito. Alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem insumos químicos, respeitando o meio ambiente e as relações sociais. É possível encontrar verduras, legumes, frutas, óleos, carnes, ovos e até cervejas e vinhos orgânicos. Segundo o Instituto Biodinâmico (IBD), uma das instituições que certificam esses alimentos no Brasil, o mercado brasileiro desse tipo de alimentos teve taxas de crescimento de 30% a 50% ao ano e já temos