Alimentos orgânicos: fatores limitantes do consumo
Nilza Aparecida Braga¹;Valéria Lúcia Diniz¹;Milene Cristine Pessoa²
RESUMO
Existe no Brasil e no mundo uma crescente preocupação com questões como alimentação mais saudável e sustentabilidade do meio ambiente essa preocupação trouxe aos meados dos anos oitenta a busca por uma agricultura livre de insumos artificiais, o que garantiria o uso responsável do solo e alimentos sem agrotóxicos.
Esses alimentos são os chamados alimentos orgânicos, que hoje incluem alimentos de origem vegetal e animal.
Define-se como alimentos orgânicos aqueles que em toda sua produção respeitam técnicas de preservação do m0eio ambiente e a qualidade do alimento.
Embora os alimentos orgânicos possuam muitos benefícios, que vão desde a preservação ambiental até questões nutricionais, o mesmo ainda é pouco consumido no Brasil.
Assim, pretendeu-se neste trabalho identificar os fatores que dificultam o consumo desses alimentos no país; dentre todos os dados pesquisados foi identificado que esse alimento é vendido a preços superiores ao convencional, existe ainda pouca oferta, falta de informações para os produtores, comerciantes e consumidores, pouco incentivo para consumo de alimentos orgânicos, estes são ofertados atualmente em algumas redes de supermercados e feiras de diversas cidades brasileiras, porém o comércio de produtos orgânicos no Brasil depende da relação de confiança entre produtores e consumidores.
Conclui-se que é preciso investir para que ocorra o progresso da produção, comercialização e consumo destes alimentos no Brasil.
Palavras chave: agricultura, nutrientes e produtos orgânicos.
1-Acadêmicas do curso de Nutrição
2-Professora da Faculdade Pitágoras
INTRODUÇÃO
Alimentos orgânicos são alimentos produzidos sem adição de agrotóxicos, fertilizantes, pesticidas, antibióticos ou quaisquer insumos artificiais (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO,2008). Estes