Alimentos orgânicos
Alimentos Orgânicos: Qualidade Nutritiva e Segurança do Alimento
Renata Galhardo Borguini1, Elizabeth A. Ferraz da Silva Torres2
‘Orgânico’ é um termo de rotulagem que indica que o alimento é produzido de acordo com normas específicas que vetam o uso de quaisquer agroquímicos e que está certificado por uma agência devidamente constituída. Esta revisão discute as distinções entre os alimentos orgânicos e convencionais, com respeito à qualidade nutritiva e à segurança do alimento, e evidencia a existência de diversas diferenças qualitativas.
Palavras-chave: alimentos orgânicos; qualidade nutritiva; resíduos de pesticidas.
Organic Food: Nutritional Quality and Food Safety
‘Organic food’ is a labeling term indicating that the food has been produced in accordance with specific norms that exclude the use of any agrochemicals and is certificated by an appropriate agency. This review discusses the distinctions between organic foods and conventional foods with respect to the nutritive quality and food safety and asserts that several qualitative differences do exist.
Keywords: organic food; nutritional quality; pesticide residues.
1
2
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Departamento de Nutrição. Faculdade de Saúde Pública (USP)
64
Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 13(2): 64-75, 2006
Alimentos orgânicos: qualidade nutritiva e segurança do alimento, Borguini et al.
Introdução
Têm sido observados sinais que evidenciam uma mudança de hábito alimentar entre os brasileiros, na direção de uma maior demanda por produtos orgânicos. A julgar pela presença dos orgânicos nas gôndolas de supermercados, estima-se que exista um potencial de mercado de expressiva magnitude para estes produtos. Tais observações, por si mesmas, chamam a atenção para o potencial deste novo nicho