O que e arte
Trabalho da disciplina
Nutrição e Técnica Dietética
Professora Meire Braga
Integrantes do grupo:
João Victor
Daniel Lieb
Mauro Noleto Thales Phillip
Aldemir Borges
Alessandra Ávila
Belo Horizonte – Novembro/2009
Introdução
A busca por uma qualidade de vida melhor aumentou significamente nos últimos anos. As pessoas procuram se cuidar alimentando-se de maneira saudável e segura.
Por isso, os produtos orgânicos vêm ocupando espaços cada vez maiores nas prateleiras dos mercados.
Mas, o que são esses produtos orgânicos?
São frutas, hortaliças, grãos, laticínios e carnes produzidos com respeito ao meio ambiente e sem utilizar substâncias que possam colocar em risco a saúde dos produtores e consumidores.
Na gastronomia, os alimentos orgânicos conferem melhor sabor e realçam o aroma das receitas, enriquecendo todo o preparo. A introdução de produtos orgânicos nos cardápios dos restaurantes tem sido uma forma de valorizar seus pratos e marcar uma posição de responsabilidade desses estabelecimentos com o desenvolvimento sustentável.
Este trabalho tem como objetivo esclarecer como é feita a produção, os benefícios, a importância econômica, os cuidados, a higienização e os aspectos nutricionais destes alimentos
Definição
É fato que a base de nossa saúde está na alimentação e que uma dieta rica em verduras, legumes e frutas é quase uma garantia de uma boa qualidade de vida. As dúvidas começam a surgir quando, na era do agrotóxico, questionamos a procedência desses alimentos e o “modo artificial” como foram produzidos. Infelizmente, hoje vale tudo em nome do aumento da produtividade e do lucro. Com isso, surgem as perguntas: será que quando comemos uma verdura, por exemplo, estamos realmente comendo algo natural? Qual é a segurança que temos para afirmar que uma salada crua é mais natural e saudável que legumes cozidos?
A resposta a esse tipo de indagação vem com o que chamamos de