A problemática do Lixo na Comunidade do Dendê:
(1-) Os objetivos do estudo e criar um levantamento das necessidades mais pertinentes de Gestão Ambiental na Favela do Dendê, e também busca disseminar as práticas modernas de Gestão Ambiental.
Também faz parte do estudo buscar uma comunicação mais direta com a comunidade em relação à divulgação de normas ambientais, assim tentando suprir a falta de informação decorrente de muitos moradores sobre formas de criar uma estrutura de gestação com objetivos sustentáveis para o meio ambiente.
(2-) O autor divide sua metodologia:
a) avaliar a carência de conscientização ambiental no Dendê;
b) verificar locais de alto risco proveniente de práticas não recomendadas no manejo ambiental, tais como o acúmulo de lixo orgânico e levantamento minucioso das carências da favela;
c) analisar exemplos de programas similares de gestão ambiental, realizados por outras universidades, e compará-los com as ações que a Unifor implementa no Dendê;
d) aproximar órgãos públicos e outras organizações existentes nas circunvizinhanças para avaliar a possibilidade de realizar programas e ações conjuntas na área;
e) analisar as ações implementadas.
Os aspectos destacados são obviamente o passo a passo seguido pelo o estudo proposto, que busca analisar as carências da comunidade e cria soluções que melhorem cotidiano da população que vive na Favela do Dendê, visando melhorias ambientais.
(3-) Comunidade do Dendê – Unifor: discute a integração da Universidade com a Comunidade, vista os pontos de melhoria com a Associação de Moradores, que vem crescendo muito a partir da intervenção dos projetos de Organização Comunitária e EA.
A problemática do Lixo na Comunidade do Dendê: busca erradicar o acúmulo impróprio de lixo na comunidade do Dendê. E também busca Melhorar a qualidade de vida no Dendê com Coleta seletiva.
Os dois aspectos fundamentais escolhidos acima demonstram a preocupação do estudo em entender os problemas da