aluno
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ERINEUDA RIBEIRO ARAÚJO ROBERTA CHRISTINA SILVA DE CARVALHO LUCIANO DA SILVA
JOÃO ALMEIDA SOUZA FILHO SANDRO MEIRELLESS
BIOMASSA
Niterói
2013
ERINEUDA RIBEIRO ARAÚJO ROBERTA CHRISTINA SILVA DE CARVALHO LUCIANO DA SILVA
JOÃO ALMEIDA SOUZA FILHO SANDRO MEIRELLESS
BIOMASSA
Projeto apresentado à Disciplina de Fontes Alternativas de Energia do curso de Engenharia de Produção da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO.
Professora: Carmen Gadea
Niterói
2013
RESUMO
O seguinte trabalho tem como objetivo elencar as informações acerca da biomassa que possibilitem o conhecimento de suas características e aplicabilidade como uma fonte de energia renovável e opção para a crise energética cada vez mais próxima mundialmente.
Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânica produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção.
Na atualidade a biomassa energética participa marginalmente na oferta de energia elétrica no Brasil, contudo condicionantes econômicos, tecnológicos e institucionais apontam para um aumento desta participação, seja em unidades de cogeração no contexto industrial, empregando bagaço, lenha