Biomassa
BIOMASSA
TÓPICOS ESPECIAIS DE ENGENHARIA DE
PETRÓLEO
RIO DE JANEIRO - RJ
BIOMASSA E O SEU POTENCIAL ENERGÉTICO
Contexto Histórico
A lenha (biomassa) é utilizada como combustível desde que o homem descobriu o fogo. O que fez com que os biocombustíveis virassem “moda” nos últimos anos foi, principalmente, uma melhora na tecnologia para utilização desses combustíveis e o crescente aumento no preço do petróleo, além é claro do apelo ambiental.
Henry Ford e Rudolf Diesel conceberam suas invenções (o automóvel e o diesel respectivamente) visando à utilização de combustíveis derivados de fontes vegetais. Entretanto, a tecnologia da época tornava a utilização do petróleo muito mais fácil e barata do que de qualquer outra fonte de energia.
Desde o final do século XVIII quando James Watt melhorou o motor a vapor que utilizava como combustível o carvão, as fontes renováveis de energia, que até então eram nada mais do que a utilização da madeira como lenha e alguns poucos e não muito eficientes mecanismos que utilizavam a água e o vento, foram sendo deixadas de lado. Com a Revolução Industrial a demanda pelo carvão aumentou ainda mais declinando apenas com a descoberta do petróleo já no século XX.
Foi nos anos 70 que o Clean Air Act (Ato Institucional do Ar Limpo) nos EUA preparou o terreno para a discussão em torno de combustíveis que poluem menos ao estabelecer padrões para aditivos de combustíveis automotivos.
Mas, só em 1973 com o “Embargo do Petróleo” que se começou a discutir a utilização de outras fontes de energia.
Em 1982 foi realizada a primeira Conferência Internacional sobre Óleos
Vegetais em Dakota do Norte nos EUA. E em 1992 a Agência de Proteção
Ambiental dos EUA aprovou o EPATC – Ato Institucional de Política Energética
(Energy Policy Act) – fomentando o uso do biodiesel nas frotas do governo americano. O que é Biomassa?
Assim como a energia hidráulica e outras fontes renováveis, a biomassa é uma forma indireta de