A primeira república
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava em crise, pois representava uma forma de governo que já não correspondia mais as mudanças que estavam em processo. Devido a isso, foi necessário fazer a implantação de uma nova forma de governo que tivesse capacidade para fazer o país crescer socialmente, economicamente e politicamente.
A queda da monarquia ocorreu quando:
D. Pedro II interferiu nos assuntos religiosos e provocou um descontentamento na Igreja Católica;
Foram feitas críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte;
Ocorreu uma f alta de apoio dos proprietários rurais que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;
Com isso, o imperador e seu governo ficaram frágeis e bem enfraquecidos. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.
2. O que levou as oligarquias regionais a entrarem em conflito com os militares que haviam proclamado a República no Brasil? Pois as oligarquias queriam o poder que estavam por hora na mão dos militares que haviam declarado o período da republica das espadas. Quando as oligarquias conseguiram o poder, esse período ficou conhecido como política café-com-leite.
3. Como funcionava a política dos governadores, que predominou na Primeira Republica? Os governadores dos estados e o presidente da República faziam acordos políticos, na base da troca de favores para governarem de uma forma que fosse tranqüila. Os governadores não faziam oposição ao governo central e ganhavam, em troca deste apoio, liberação de verbas federais.
4. Quem eram os chamados “coronéis”? Como eles exerciam seu poder? Eram chamados de coronéis aqueles homens que eram grandes proprietários rurais ou que eram aptos a lutar, pois os postos de comandos eram