legislação relativa às drogas em outros países
Holanda, Espanha e alguns estados dos EUA permitem produção da erva.
Canadá e Israel têm programas legais para cultivo de maconha medicinal.
Uruguai
A nova lei uruguaia prevê um registro dos consumidores de maconha e um limite de compra de 40 gramas mensais em farmácias: será um mercado fechado e controlado pelo Estado. Os preços serão módicos - quase um dólar o grama - e não diferenciados para evitar a concorrência entre fornecedores. Apenas maiores de idade que moram no Uruguai há pelo menos quatro meses poderão comprar a “maconha oficial''. As pessoal também poderá cultivar até seis pés de maconha e até 480 gramas por colheita por ano.ninguém vai poder fumar na farmácia. Apenas na rua ou em casa.
Uma agência estatal, o Instituto de Regulação e Controle de Cannabis (IRCCA), ligado ao Ministério da Saúde Pública, será responsável, por sua vez, por emitir licenças e controlar a produção, distribuição e compra e venda da droga.
Em suma, todas as fases do processo terão, de alguma forma ou de outra, a presença do Estado .
Estados unidos
A porta de entrada para esse novo negócio foi a liberação do uso recreativo da droga no Colorado no fim de 2012. Neles, o consumo de pequena quantidade é permitido para maiores de 21 anos - algo em torno de até 30 gramas. é ilegal dar ou vender maconha a menores; é ilegal fumar maconha em público; é ilegal dirigir sob os efeitos da droga; é ilegal levar maconha para fora do Colorado e só lojas autorizadas podem vender a droga.
No resto do país, a droga continua ilegal, a não ser para uso médico, que está autorizado em 21 estados
Holanda
Na Holanda, onde a venda de maconha foi autorizada nos anos de 1970. Pode-se comprar a planta em lojas especiais a partir dos 18 anos. Já a compra e venda da maconha em qualquer outro lugar é ilegal.
Existem inúmeras restrições. Para começar, a Cannabis não é encontrada em qualquer lugar. Só pode ser adquirida nos