Teoria dos climas
Fala que as causas físicas é o clima de cada lugar, influencia em cada povo.
Bodin foi o primeiro a introduzir a noção de clima na ciência política. ele fez um estudo curioso e imperfeito.
Bodin no livro V da República, queria mostrar a índole dos povos.
Três climas e Três tipos de homens completamente diferentes devido a influência do cima, são ele: - O NORTE ou Setentrião -O SUL -O MEDIANO ou Temperado
O Homem do Norte: Possui força, é brutal, impetuoso,mas casto e pudico. É inconstante e sem palavra. Governa-se pela força.
O Homem do Sul: É "muito lúbrico", vingativo e astucioso, é dado às ciências ocultas e contemplativas, à filosofia, à matemática, às meditações religiosa. Governa- se pela religião.
O Homem Mediano ou Temperado: É menos vigoroso que o do Norte,é mais razoável que o do Sul e não sofre com a monogamia; " as ciências políticas as leis, as jurisprudência, a graça de bem expressar- se e de bem discorrer". Governa-se pela razão e pela justiça.
Já Montesquieu fala sobre o assunto tentando mostrar mais a parte cientifica de sua teoria no livro XIV: Das Leis em sua relação com a natureza do Clima". Fala em relação do Ar frio e o quente.
- O AR FRIO: Restringindo as extremidade das fibras exteriores de nosso corpo, diminuiria o comprimento dessas fibras, aumentando- lhe a força;
- O AR QUENTE: Pelo contrário relaxando as extremidade das fibras e alongando- as diminuir- lhes- ia a força e tensão.
Assim as fibras impõem que se tenha mais força nos climas frios, daí mias confiança em si próprio, mias conhecimento da própria superioridade, mais convicção da própria segurança, mais ousadia para empreender.
Em relação do governo dos Ingleses, para Montesquieu " compreende que o governo mais conveniente a pessoas que tudo achariam insuportável seria aquele em que não pudessem acusar a um só da causa as eis que os homens seria preciso derrubá-las para transformar o Estado".