mon clima organizacional
A importância do estudo do Clima Organizacional
Com a abertura do mercado e as mudanças pelas quais atravessou a economia brasileira nas duas últimas décadas, as organizações têm passado por diversos rearranjos em suas estruturas e modos de funcionamento, o que gerou, em alguns casos, um quadro de temeridade e desmotivação experimentado por seus colaboradores. O grande desafio que se apresenta para muitas empresas, nos dias de hoje, é criar um ambiente agradável e motivador para seus funcionários, fazendo com que aumente, por parte deles, o grau de comprometimento para com os objetivos da organização.
Neste sentido, afirma-se a importância de que as organizações tenham, entre suas prioridades, o conhecimento do Clima Organizacional e das estratégias para melhorá-lo, pois, igualmente, é através da avaliação do Clima que se revela o grau de predisposição dos empregados para implantação de práticas gerenciais que levem a organização ao pleno cumprimento de seus objetivos.
Tal conhecimento, baseado na pesquisa e na intervenção no ambiente empresarial, fornece aos gestores os instrumentos necessários para atuar no sentido da melhora do Clima Organizacional, gerando uma maior coesão da equipe de colaboradores, em torno dos objetivos traçados, e participação coletiva quando do cumprimento das rotinas operacionais e dos processos decisórios. A satisfação dos funcionários vê-se aí incorporada como um dos principais critérios para avaliar o sucesso de uma empresa.
A importância de direcionar o investimento para os líderes, qualificando-os para o diagnóstico e intervenção no Clima Organizacional, justifica-se na medida em que são eles que irão lidar diretamente com a percepção dos colaboradores, influenciando-os em suas formas de agir e reagir diante dos problemas que podem surgir no dia-a-dia de uma organização. O líder, além de cumprir a função de adequar, da melhor maneira possível, os objetivos pessoais de cada colaborador aos objetivos da organização,