Aderencia ao orçamento utilizando a metodologia six sigma
METODOLOGIA SEIS SIGMA
Autor Carlos Bernardo Gouvêa Pereira (1)
Resumo
Este trabalho apresenta a utilização da metodologia Seis Sigma para melhoria do processo orçamentário da manutenção na unidade Agromalte da
Cooperativa Agrária Agroindustrial. Mostra em especial a metodologia utilizada para a identificação dos problemas e quantificação da aderência ao orçamento das oficinas de manutenção ao valor estabelecido pela alta administração da empresa para os custo de manutenção da unidade, garantindo o atendimento das metas de custo para o produto final.
Como resultado do trabalho foi conseguida uma evolução no sistema de elaboração do orçamento da unidade, alem de uma melhor gestão dos custos, onde havia uma meta de redução de 5% dos custos em R$/tonelada produzida pela unidade em relação aos valores orçados e o resultado obtido foi uma redução de 11,30% no custo em R$/tonelada.
1
Introdução
A introdução de modernas técnicas de manutenção tem obrigado as organizações a estarem em constante processo de evolução, as pressões por resultados melhores de disponibilidade e confiabilidade são cada vez maiores, ao mesmo tempo em que se busca a redução de custos, este cenário esta exigindo da manutenção novas habilidades e atitudes das pessoas, desde gerentes, engenheiros, supervisores, até chegar aos executantes. (Pinto e
Xavier, 2006)
1.1
Objetivos
O conceito de qualidade tem abrangência mundial e por esse motivo torna-se um balizador da concorrência cada vez mais acirrada entre os setores produtivos, administrar com qualidade e produtividade passa a não ser mais um privilégio dos países do primeiro mundo, o avanço de práticas japonesas e americanas e a formação de blocos comerciais sinalizam a dimensão atual da concorrência. (Rosa, 2006)
O presente trabalho mostra a integração das Ferramentas da Qualidade, o
PDCA, o DMAIC e o Programa Seis Sigma através de aplicação de um