Sentido da Coloniza o
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MILENA DE CAMARGO SOUSA
14101268
DP REALIDADE SOCIOECONOMICA BRASILEIRA II: RESENHA – SENTIDO DA COLONIZAÇÃO
OSASCO
2015
Sentido da Colonização
Quando aborda a analise da história de um povo não pode deixar de se atentar que se forma uma linha mestra e interrupta de acontecimentos que se sucedem em ordem rigorosa e sempre dirigida numa determinada orientação. Importante dar atenção a todos os detalhes da historia como: país, povo, sociedade e etc.
Portugal no fim do século XIV trás consigo uma historia que se define pela formação de uma nova nação europeia, evoluiu e na civilização do ocidente que faz a parte, lutando contra a invasão Árabe que chegou a ameaçar todo o continente e sua civilização. Por volta do século XV Portugal se transforma num país marítimo, se desligando do continente e voltando para o oceano e se torna uma grande potencia colonial.
A partir do século XV em outros continentes como: África e Ásia ocorreram um processo que acabou integrando o universo todo em uma nova ordem, conhecida como o mundo moderno, em que a Europa se tornaria dominadora por toda parte. Ainda após o século XV houve uma expansão de simples empresas comerciais levadas a efeito pelos navegadores dos países europeus, deriva do desenvolvimento continental europeu, que até o século XIV é praticamente terrestre e iluminado por via marítima. Em suma a partir do século XV a Europa entrara não só num sistema de relações internas o continente, mas também nas suas consequências mais afastadas, a expansão europeia ultramarina, assim deixando de viver recolhida sobre si mesma e indo enfrentar o oceano. Os Portugueses se tornam pioneiros, pois são os melhores situados geograficamente.
Os portugueses vão mais longe procurando empresas que não encontrassem concorrentes mais antigos e instalados, enquanto os holandeses e ingleses e ocupavam na