drogas
• Sistema de alerta antecipado(base de monitoramento; ex. EWS europeu)
• Adaptação da legislação sobre drogas existente
– Listas de emergência (ex. EUA e vários países europeus, incluindo Dinamarca,
Alemanha, Países Baixos, Espanha, Reino Unido)
– Listas de susbtâncias análogas (similaridade química e farmacológica; ex. EUA, Canadá, Nova Zelândia; parte da Austrália)
– Listas de critérios genéricos (identificação do núcleo molecular e possíveis modificações; ex. Reino Unido e outros países europeus)
• Aplicação de outra legislação (não relativa a drogas)
– Aplicação de legislação de medicamentos (qualidade, segurança, eficácia ex. Áustria para ‘Spice’)
– Aplicação de leis de proteção ao consumidor (segurança; ex. Diretiva europeia de segurança do produto; leis de rotulagem aplicadas na Ítalia, por exemplo)
• Nova legislação específica para NSP
– Ato das NSP (ex. Áustria) HomeDrogas
Drogas
Intitulamos “droga” qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc.; um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente.
As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro, alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.
O que leva uma pessoa a usar drogas?
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que