A primeira grande guerra (1914-1918) e suas consequências no mundo pós- guerra
Carlos Acácio Medeiros da Silva
RESUMO Através dos estudos feitos nos textos históricos tornou-se possível analisar que a Primeira Guerra Mundial foi uma das maiores guerras do século XX. Uma guerra que teve início em 1914 e trouxe consequências visíveis até os dias atuais. Os países envolvidos na guerra foram divididos em dois grupos: Tríplice Entente (que abrange a França, a Inglaterra e Rússia – até 1917) e Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália – até 1915). Diversos acontecimentos podem ser apontados como causadores da guerra, podemos citar, por exemplo, a partilha da África ou o assassinato do sucessor ao trono austro-húngaro Francisco Ferdinando, podemos apontar também a derrota sofrida pela França na guerra franco-prussiano e com isto a perda da Alsácia-Lorena para a Alemanha. A Primeira Guerra Mundial ficou também conhecida como Guerra de Trincheiras, pois soldados criavam trincheiras, muitas vezes a curta distância e guerreavam lá. Deve-se a estas trincheiras a causa da morte de muitos homens que ali ficavam por meses, que se alimentam a partir da água da chuva e de animais menores, como ratos, que por ali passavam, onde, devido a esta exposição, muitos contraíam sérias doenças, vindo a falecer no campo de batalha e deixando seu corpo para fazer companhia aos que ainda vivos por ali permaneciam.
A guerra teve seu fim em 1918, deixando em cerca de quatro anos, 10 milhões de mortos e 30 milhões de feridos. Durante e após a guerra houve revoluções e conflitos, alterando cenários internacionais, políticas internas e externas de alguns países. Trouxe também com alguns anos uma grande crise econômica, rondada de planos para superá-la.
PALAVRAS-CHAVE: França; Alemanha; Revoluções; Território; Hegemonia;
1. Introdução
Este artigo inicia-se salientando que as Relações Internacionais sustentam-se basicamente em três importantes pilares: a Economia, a