Pesquisa operacional i
Existem diversas sociedades de Pesquisa Operacional e, ao analisar as diferentes definições apontadas por cada uma delas, é possível entender de forma geral do que se trata essa disciplina e seu panorama atual.
A seguir, são explicitados os principais objetivos da PO, de acordo com quatro importantes organizações espalhadas ao redor do mundo:
Segundo a SOBRAPO: a Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. Tendo como foco a tomada de decisões, aplica conceitos e métodos de várias áreas científicas na concepção, planejamento ou operação de sistemas. A Pesquisa Operacional é usada para avaliar linhas de ação alternativas e encontrar as soluções que melhor servem aos objetivos dos indivíduos ou organizações. Através de desenvolvimentos de base quantitativa, a Pesquisa Operacional visa também introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar, no entanto, dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.
Segundo a INFORMS: A Pesquisa Operacional é a aplicação de avançados métodos analíticos com o objetivo de prestar ajuda na tomada de decisões. Desde seu início, há cerca de 60 anos, a PO possibilitou economias e contributos na ordem de bilhões de dólares. Os principais beneficiados foram as empresas, o governo e o setor sem fins lucrativos.
Segundo a The OR Society: De forma resumida, a Pesquisa Operacional dedica-se à aplicação de avançados métodos analíticos para a melhor tomada de decisões. Ao usar técnicas como métodos de estruturação de problemas (usualmente conhecido como “PO soft”) e modelagem matemática para analisar situações complexas, a PO dá aos executivos o poder de tomar decisões mais efetivas e construir mais sistemas produtivos baseados em:
● Dados mais completos;
● Análise de todas as opções disponíveis;
● Previsões cuidadosas de resultados e estimativas de risco;
● As mais