Primeira guerra mundial
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
ESCOLA são paulo, 26 DE MARÇO DE 2014
ÍNDICE
1.INTRODUÇÃO
2.AS CAUSAS DO CONFLITO
3. AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO CONFLITO PARA A EUROPA E O MUNDO APÓS O TERMINO DA GUERRA
4. MUDANÇAS NO MAPA POLITICO EUROPEU PÓS 1918
5.CONCLUSÃO
6.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema a primeira guerra mundial, nele conterá as causas conseqüências e eventuais mudanças que aconteceram após a guerra.
O avanço do capitalismo acirrou ainda mais a disputa entre grandes potencias do início do século XX. Esta briga por mercado e território no continente europeu acabou impulsionando a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918).
2. AS CAUSAS DO CONFLITO
A causa imediata da eclosão do conflito foi o assassinato em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, do herdeiro do trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Ferdinando, por um militante nacionalista sérvio. O fato motivou um ultimato do Império Austro-Húngaro à Sérvia e, em 28 de julho seguinte, a declaração de guerra àquele país. Na verdade, as tensões e rivalidades que, desde meados do século XIX, envolviam as principais potências européias e não européias haviam crescido a tal ponto que foi rompido o equilíbrio de poder que governava a política internacional. O resultado foi uma corrida armamentista sem precedentes e a formação de alianças diplomático-militares que, embora tivessem inicialmente caráter defensivo, bloquearam a possibilidade de uma guerra localizada. A declaração de guerra da Áustria-Hungria à Sérvia, república independente aliada da Rússia, apenas precipitou a generalização do conflito. Enfrentaram-se, de um lado, a aliança entre a Alemanha e o Império Austro-Húngaro, fortalecida a seguir pela adesão da Turquia e da Bulgária, e, de outro, a entende cordiale entre a França e a Inglaterra, com a posterior adesão da Rússia e de mais