Civilização árabe
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MORRINHOS
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
BRUNNA LOHANNY SANTOS SILVA
CIVILIZAÇÃO ÁRABE
Morrinhos
2012
BRUNNA LOHANNY SANTOS SILVA
CIVILIZAÇÃO ÁRABE
Trabalho apresentado à disciplina de metodologia científica do curso de Matemática da UEG – UnU de Morrinhos, como requisito parcial de avaliações, sob orientação da Profª. Ms. Vera Lúcia Dias dos Santos Augusto.
Morrinhos
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTEXTO HISTÓRICO 4
2.1Os primeiros passos da civilização árabe 5
2.1.1O profeta Maomé 6
3 CONTRIBUIÇÕES PARA A HUMANIDADE 7
4 CONTRIBUIÇÕES PARA A MATEMÁTICA 9
5 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
A palavra árabe significa “ claro e compreensível” e é bem visível e compreensível à luta que essa civilização enfrentou. Uma civilização que viveu no deserto e que enfrentou grandes dificuldades conseguiu erguer cidades e influenciou outras nações através da religião e do conhecimento. A conquista de territórios devido à expansão islâmica, e a mescla de culturas que construiu a ciência de hoje. O mundo árabe tem uma população de mais de trezentos milhões de pessoas, uma civilização que foi moldada pelo conhecimento através dos séculos.
CONTEXTO HISTÓRICO
A civilização árabe também chamada de islâmica originou-se em uma parte desértica entre a Ásia e a África, no Oriente Médio. Em um território de cerca de um milhão de quilômetros quadrados, onde a região oeste é montanhosa e as terras utilizáveis para praticar atividades agrícolas estão em uma pequena faixa no litoral sul. No decorrer da história observamos que os árabes influenciaram e conquistaram vários territórios da África