Árabes
A civilização árabe surgiu na Arábia, uma grande península banhada pelo Mar Vermelho, pelo Golfo Pérsico e pelo Mar Arábico.
Religião
A cultura e os costumes árabes seguem diversas religiões, existem em vários países e pertencem a diferentes grupos sociais. Atualmente, a maioria dos árabes seguem o islamismo, mas muitos são também judeus ou cristãos. Mas como a maioria são islâmicos, os árabes em geral seguem os 5 principais mandamentos do islamismo:
- Crer que Alá é o único Deus e Maomé seu profeta.
- Orar cinco vezes ao dia direcionado para Meca.
- Ser caridoso.
- Jejuar no mês do Ramadã.
- Visitar Meca pelo menos uma vez na vida.
Vestimentas
Quanto às vestimentas, as mulheres árabes usam roupas que cobrem a parte de baixo do rosto, deixando somente os olhos à mostra. Os homens usam basicamente roupas tradicionais com roupas ocidentais.
Alimentação
Sobre a alimentação, os árabes judeus e muçulmanos não comem carne, e em especial, os muçulmanos não ingerem bebidas alcoólicas. Eles comem sentados no chão, e tomam cuidado para não apontarem as pontas dos pés para outra pessoa, o que é considerado um gesto desrespeito. Para os árabes, a mão esquerda é considerada “impura”, por isso, não é utilizada nas refeições.
Coexistência
A coexistência consiste no fato de que duas populações com religiões e culturas diferentes podem viver pacificamente. Os árabes prezam muito os princípios básicos de respeito e convívio em sociedade, criados desde o início dessa civilização.
“Todo o árabe é terrorista”
Após o atentado aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, onde árabes derrubaram as duas torres do World Trade Center, os americanos passaram a fazer filmes e documentários sobre o assunto, passando a ideia ao mundo inteiro de que todo árabe é um