arabes
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Síria e o Líbano permaneceram sob influência da França, mas se tornaram oficialmente independentes. Também no Egito e na Palestina, a influência britânicacomeçou a ser cada vez mais restrita. Os palestinos, no entanto, temiam a proclamação do Estado de Israel.
Na tentativa desesperada de evitar, que se formasse uma nova base de influência não árabe naregião, sete países independentes resolveram reunir-se em 1944, em Alexandria, e um ano depois, no Cairo, para discutir medidas a serem tomadas.
A 22 de março de 1945, então, os representantes da Síria,Egito, Líbano, Transjordânia, Iraque, Arábia Saudita e Iêmen anunciaram a criação de um "pacto de solidariedade". Outros países seriam convidados a integrar a aliança, assim que conquistassem suaindependência.
O grupo, entretanto, enfrentou divergências internas. A Síria e o Iraque defendiam a formação de uma unidade política. A Síria, por sua vez, ainda não via no Líbano uma nação soberana,enquanto os libaneses brigavam entre si pela conquista do poder. Já a Arábia Saudita e o Iêmen tinham