cultura
Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras energéticas e matérias-primas.
Antes de aparecer a agricultura as comunidades humanas primitivas dependiam em larga escala medida de recolecção de alimentos como a cevada cereais e frutos que a natureza lhes proporcionava e da caça para o seu próprio consumo.
Foi assim que no quarto milénio em vales irrigados dos grandes rios do crescente fértil foi possível cultivar a trigo e a cevada e assim os povos do sudoeste asiático faziam as primeiras plantações de arroz, enquanto na América central e sul cultivavam feijão e milho e a partir destes primeiros focos agricultura difundiu-se por todo mundo.
DESENVOLVIMENTO
Clima - condiciona a produção agrícola, pela temperatura, mas sobretudo pela irregularidade da precipitação.
Recursos hídricos - é fundamental para a produção agrícola, pelo que esta se torna mais fácil e abundante em áreas onde a precipitação é maior e mais regular. Em áreas de menor precipitação, é necessário recorrer a sistemas de rega artificial.
A fertilidade do solo, natural - (dependente das características geológicas, do relevo e do clima) e criada pelo Homem (fertilização e correcção dos solos), influencia directamente a produção, tanto em quantidade como em qualidade. Em Portugal, predominam os solos de fertilidade natural média ou baixa, o que condiciona bastante a agricultura.
Quando predomina o relevo plano, a fertilidade dos solos é geralmente maior, assim como a possibilidade de modernização das explorações, Se o relevo é mais acidentado, a fertilidade dos solos torna-se menor e há maior limitação no uso de tecnologia agrícolas no aproveitamento e organização do espaço.
Tecnologia agrícola, nós costumamos dizer que a tecnologia agrícola está cada vez mais avançada em todo o mundo. Mas, pensando bem, ainda não é assim. Ainda existe um contraste muito grande entre a agricultura altamente mecanizada nos