Arabes
O que é ser árabe no mundo de hoje? É a pergunta que norteará esta dissertação. Para isso, é necessário primeiramente olhar para o contexto presente. Mohamad Habib, em seu artigo “Ser árabe no mundo atual”, reflete sobre a segregação entre os povos árabes e dentro deles, simbolizada por muros invisíveis e visíveis, como o da Palestina.
Ele ressalta a dominação econômica e política exercida sobre o mundo árabe pelos países com conhecimento científico e tecnológico, liderados principalmente pelos Estados Unidos. Estes fazem pressão inclusive e frequentemente pela força bruta, o que gera consequências “catastróficas na deterioração da qualidade de vida desses povos, na destruição do patrimônio histórico da humanidade e na total desesperança do árabe em relação ao amanhã”.
Não é à toa que, na literatura árabe, como veremos mais adiante, o tema da guerra, da desgraça, da imigração e da desesperança são frequentes. O povo árabe é marcado pela migração, pela vida fora de seu país, de sua terra – “no Ocidente sofrem da solidão étnica, de campanhas de difamação lideradas pela mídia conservadora e pela indústria cinematográfica norte-americana”.
O homem árabe é alguém com a necessidade constante de se encaixar no mundo. Ele busca um lugar estável de identificação cultural, não perdendo, também, as esperanças de voltar um dia para seu país. O povo árabe tem a consciência de sua importância histórica e da profundidade de sua cultura e de sua