A civilização árabe e os reinos africanos
Capítulo 8: A civilização árabe e os reinos africanos
Introdução
Desde a expansão do islamismo na Península Arábica até a fundação de uma nova religião, estaremos abordando como surgiu a expansão muçulmana, suas atividades econômicas, a vida da população, e citaremos também as ciências e as artes no mundo árabe.
Também falaremos sobre a islamização dos reinos africanos e como sucedeu o império do Mali, as cidades irmãs de Djenné e Timbuctu até o comércio transaariano e transaheliano.
A expansão do islamismo
Há aproximadamente 1,5 bilhão de muçulmanos espalhados pelo mundo. O islamismo é a segunda maior religião.
O islamismo nasceu na Península Arábica e, em menos de um século, conquistou o Oriente Médio, o norte da África e o sul da Europa.
Com a expansão árabe, a cultura islâmica se espalhou, e se divulgou a língua árabe e se adotou o estudo do Corão.
A Península Arábica
A paisagem e os povos da Arábia
Os árabes são originários da Península Arábica, região localizada na Ásia e limitada pelo Mar Vermelho. A paisagem é dominada pelos desertos, pelas estepes e pelos oásis.
Havia poderosos comerciantes que em suas caravanas de camelos, cruzavam a Arábia e chegavam ao Oriente para comprar e vender produtos.
Viviam os beduínos, e os nômades. Eles criavam camelos, carneiros, cabras e animais que se adaptavam no clima do deserto.
O modo de vida dos beduínos
A sociedade dos beduínos era formada por três gerações: avós, pais e filhos. Eles viviam em casas feitas de pedra ou adobe. O homem cuidava do rebanho e do comércio, já as mulheres eram responsáveis pela limpeza, pela cozinha e dos cuidados dos filhos. Os gêneros agrícolas dos beduínos eram animais, tapetes, armas, móveis entre outros produtos.
Eles acreditavam em espíritos que representavam árvores, pedras e outros elementos da natureza. Além das divindades, como as deusas Manat e Ozza, que se subordinavam a uma divindade superior, Alá o deus.
O profeta Maomé e o