CEDERJ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – AD1 – 2014.2
Disciplina: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 2
Coordenador (a): JÚLIO AUGUSTO FARIAS
Aluno (a): _____________________________________ Matr.:_____________________ Polo: __________________________
ATENÇÃO: Nessa avaliação, não transcreva trechos do material didático nas respostas. As transcrições poderão ser desconsideradas.
As AD’s de História na Educação 2 terão peso 4 na composição das notas.
QUESTÃO 1Atenção: A discussão proposta nessa primeira questão tem como base os “programas” 5 e 2 do texto complementar II – “Espaços educativos e ensino de História”, disponíveis na aula 1 da disciplina. Caso tenha dificuldade para acessar esse material, entre em contato com os tutores ou a coordenação, que poderão disponibilizar o texto via e-mail aos alunos.
– Diferencie, de acordo com os preceitos da leitura proposta, “formar-se professor” de “fazer-se professor” (1,5 ponto)
Formar-se professor está atrelado a sua formação: a graduação , os cursos complementares, a pós-graduação..., ou seja, toda a parte teórica que envolve a formação do professor. Já fazer-se professor possui um conceito diferente, mas que está entrelaçado ao primeiro. O professor não nasce pronto, ele vai constituindo-se, fazendo-se ao longo da vida, através de suas experiências, do desenvolvimento de suas relações e não por uma formação de modelos prontos de professor.
1.2 – “Ao trabalhar com a ideia de rememoração, Benjamin nos instiga a pensarmos como as memórias dos professores podem contribuir para o seu fazer-se” (1,5 ponto)
PAIM, Elison. “Para além de formar professores, dialogar com as experiências vividas” IN Espaços educativos e ensino de História. TV Escola – MEC – Boletim 2. Brasilia: 2006. P.51. disponível em