A Grande Guerra e sua influência para formação do mundo contemporâneo
INTRODUÇÃO
A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, porém, tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como Belle Epóque (Bela Época). Era um período em que se experimentava um grande progresso tanto no setor econômico quanto no tecnológico.
Os países ricos viviam momentos de esperança, crentes de que iriam impor seus desejos aos países mais pobres. Porém, na verdade, todo esse clima de festa estava escondendo fortes tensões que viriam a deflagrar aquela que também ficou conhecida como a Grande Guerra ou Guerra das Guerras, um dos maiores acontecimentos da história mundial. Essa guerra causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geopolítico da Europa e do Médio Oriente, como veremos a seguir.
JUSTIFICATIVA
O breve ensaio tem como escopo fazer uma sucinta análise das causas que deflagram a Primeira Guerra Mundial, os países que se envolveram de forma direta ou indiretamente e as consequências dessa guerra para formação do mundo contemporâneo.
Para tanto foi utilizado o método de pesquisa bibliográfico e exploratório. Sobre o método exploratório GIL (2008) afirma que: “esse tipo de pesquisa tem como principal finalidade desenvolver e esclarecer conceitos por meio de levantamento bibliográfico e documental”.
Diante disso, a pesquisa terá como suportes artigos científicos publicados na web, os quais auxiliarão na explanação dos questionamentos que circundam o tema ora em comento.
DESENVOLVIMENTO
O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, em Sarajevo, foi o estopim para a 1ª Guerra Mundial (1914-1918). Trata-se do primeiro conflito armado a envolver as grandes potências imperialistas da Europa e, em seguida, a maior parte dos países do mundo, causando a morte de mais de 8 milhões de soldados e 6,5 milhões de civis.