A presuncao leva ao desastre
Quer um nome pessoal, quer um título oficial de vários reis filisteus, talvez similar ao título Faraó entre os egípcios, e César entre os romanos.
Os manuscritos antigos falam-nos de 5 deles, mas quando se trata de presunção a nossa atenção estará focada no 4º Abimileque. Filho do juiz Gideão, nascido de sua concubina em Siquém. — leia Jz 8:30, 31
Após a morte de seu pai, Abimeleque, com presunçosa desfaçatez, procurou fazer-se rei. Astuciosamente, apelou para os proprietários de terras de Siquém, por meio da família influente de sua mãe. Ao obter o apoio financeiro deles, contratou alguns facínoras, dirigiu-se à casa de seu pai em Ofra e ali massacrou seus meios-irmãos sobre uma só pedra. Dentre seus 70 meios-irmãos, apenas o caçula, Jotão, escapou da matança.
Abimeleque foi então proclamado rei, mas Jeová permitiu que um espírito mau se desenvolvesse entre os siquemitas e seu novo “rei”, a fim de vingar a culpa de sangue de todos os ligados à conspiração. Gaal organizou uma revolta. Abimeleque rapidamente a esmagou, capturou e destruiu a cidade de Siquém, e polvilhou-a com sal. Daí, atacou a cripta da casa ou santuário de El-Berite, e a incendiou, e, na conflagração, cerca de mil de seus anteriores colaboradores, os proprietários de terras, da torre de Siquém, que se haviam refugiado ali, morreram queimados. Imediatamente, Abimeleque deu seqüência a este êxito por atacar Tebes, ao N, apenas para uma mulher, da torre da cidade, lhe lançar uma mó superior na cabeça. O “reinado” de três anos de Abimeleque chegou ao fim quando seu escudeiro, satisfazendo seu último pedido, o traspassou com a espada, de modo que não se pudesse dizer que fora uma mulher que o matara. — Jz 31; 9:55-57; 2Sa 11:21.
Lições para nós:
A presunção é uma característica do coração, que constitui uma séria ameaça a todos. Leia-Salmo 19:13
O presunçoso atreve-se a tomar liberdades sem ter a autorização para isso. Isto muitas vezes resulta em