A pragmática linguistica
Andréa Lúcia Gonçalves da Silva
RESUMO
O presente artigo aborda a temática da pragmática, dentro da concepção de que a linguagem é um processo que se realiza numa atividade extralinguística. Dentro desta concepção, “A Pragmática Linguística: para Compreender o Processo Interativo” tem como objetivoelencar os fatores necessários ao processo enunciativo – enunciado, pessoa, tempo, espaço.Não se pode tecer considerações pragmáticas sem mencionar importantes filósofos estudiosos da língua, como: Austin, Brown e Levinson, Gricee Goffman. De seus estudos, surgiram as respostas de possíveis indagações e da busca constante de cooperação e harmonia que permeiam no processo comunicativo.
PALAVRAS-CHAVE: Pragmática. Interação. Harmonia.
1 INTRODUÇÃO
Posterior aos inúmeros estudos acerca da linguagem, não seria ousado afirmar quetônica contemporânea do ensino da língua discorre por meio de ideais pragmáticos.
No interior dessa concepção, portanto, é interessante destacar que este presente artigo cientifico visa abordar que a apropriação do sistema da língua não justifica por si só o entendimento sobre determinados fatos linguísticos que permeiam um situação concreta de fala. Desse modo, é importante considerar que o uso da linguagem é o objeto de estudo da pragmática.
Este estudo estrutura-se basicamente em dois tópicos. O primeiro“Pragmática: Teoria do uso linguístico”faz referencia às relações e fatores que produzem os enunciadose seus significados em determinados contextos e também aos mecanismos necessários à composição do ato comunicativo: enunciação,pessoa, tempo e espaço.
No segundo tópico é apresentadoO papel do ‘eu’ e do ‘outro’, no qual são observadas as relações do ato interativo locutor/interlocutor e o principio da polidez, bem como suas regras intencionais necessárias ao processo comunicativo.
O trabalho apresentado teve como base uma pesquisa de cunho qualitativo, pois foi de